20/05/2013

Palestra 23/05

A palestra se refere ao artigo que será apresentado no 9º Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias, Girona, Espanha, em setembro de 2013. Faz parte de uma pesquisa que objetiva verificar quais são as contribuições de um espaço não formal para a educação e divulgação científica por meio da Metodologia de Ensino com Analogias (MECA). Uma das etapas da pesquisa consiste em estabelecer relações de semelhanças e de diferenças entre o alvo - rio São Francisco (importante curso d’água brasileiro) e o veículo - modelo análogo que o representa (Aquário da Bacia do Rio São Francisco). Os resultados iniciais estão apresentados em um quadro onde os autores encontraram mais diferenças do que semelhanças entre os dois. Tal fato pode gerar a ideia de que o aquário não seja um modelo adequado para a divulgação científica. Mas é importante considerar que o alvo é um modelo mental individual e diferentes relações de semelhanças e diferenças podem ser estabelecidas entre ele e o veículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário